- Rodrigo Heberle
12 Receitas de Drinks Clássicos... E um pouco de cultura!
DRINKS X CULTURA
Os escritores americanos Ernest Hemingway e Scott Fitzgerald e o filósofo francês Jean-Paul Sartre tinham em comum, além do imenso talento literário, uma mesma paixão: adoravam passar horas em mesas de bar apreciando alquimias alcoólicas.
Hemingway chegou a cunhar um quase poema a respeito de seus coquetéis prediletos: “My Mojito in La Bodeguita/ My Daiquiri in El Floridita”, saudando também os dois bares mais famosos de Cuba.
Fitzgerald e Sartre foram clientes assíduos, em Paris, do Harry’s Bar, fundado em 1923 pelo escocês Harry MacElhone. E foi nesse bar que surgiu o Blood Mary. O autor do coquetel foi o americano Peter Petiot, que na época comandava o balcão do bar, até hoje funcionando no número 5 da Rue Daunou. Com a beberagem, Patiot atendeu a pedidos de compatriotas que visitavam a França e pretendiam levar para os Estados Unidos, então submetidos à Lei Seca, uma bebida cuja aparência e odor mascarassem o teor alcoólico e fosse, ao mesmo tempo, fácil de preparar. Batizada inicialmente com o pouco sutil nome de Bucket of Blood (Balde de Sangue), apenas em 1934, quando passou a ser preparada também nos Estados Unidos, a mistura recebeu o nome atual, mais precisamente no bar do Hotel St. Regis Sheraton, na 5ª Avenida, em Nova York. O nome, segundo a mais plausível das versões, seria uma referência à rainha Mary I, da Inglaterra, que, devido à implacável perseguição aos protestantes puritanos, no período da restauração do catolicismo apostólico romano no século XVI, tornou-se conhecida pelo apelido de Bloody Mary
Para você entender por que essas poções emocionavam os escritores (e se empolgar como eles) selecionamos nove coquetéis clássicos:
1- BloodMary
Ingredientes
1 dose de vodca
3 doses de suco de tomate
1 lance de suco de limão
sal e pimenta-do-reino
Tabasco e molho inglês
Modo de fazer
Coloque a vodca e os sucos em um copo grande, com quatro pedras de gelo. Mexa bem e tempere a gosto. Sirva em um copo baixo, de boca larga, hamado old-fashioned, com suas pedras de gelo.
2- Bullshot
Ingredientes
1 dose de vodca
3 doses de consomê de carne frio (existem marcas americanas já prontas, porém não se recomenda o uso de tabletes)1 lance de suco de limão
2 gotas de molho inglês
1 gota de Tabasco
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer
Em um copo misturador, coloque quatro pedras de gelo, acrescente os ingredientes e mexa bem. Sirva com duas pedras de gelo. Utilize um talo de salsão para enfeitar e servir de mexedor, que pode ser comido enquanto se bebe o drinque.
3- Negroni
Ingredientes
1 dose de gim
1 dose de Campari
1 dose de vermute tinto
1 tira de casca de limão
Modo de fazer
Em um copo baixo, conhecido como old-fashioned, coloque quatro pedras de gelo. Adicione as bebidas e mexa bem. Decore com a casca de limão.
4- Tequila Sunrise
Ingredientes
2 doses de te quila
4 doses de suco de laranja
gotas de grenadine
Modo de fazer
Em um copo longo, com pedras de gelo, misture a te quila e o suco de laranja. Acrescente o grenadine, sem mexer. Decore com uma fatia de laranja e com uma cereja.
5- Dry Martini
O copo Escolha uma taça de haste fina e bordas delicadas e deixe-a no congelador por alguns minutos.
O gelo
O coquetel deve ser preparado num copo misturador, o chamado mixing glass. Ponha entre quatro e seis pedras de gelo inteiras. Gele bem o copo e escorra o excesso de água.
O gim
Despeje sobre o gelo uma dose generosa de gim – inglês, é claro - que você pode escolher entre o Gordon’s, o Tanqueray, o Beefeater ou o Bombay, todos na lista dos melhores.
O vermute
Pingue sobre o gim cinco gotas de vermute, de preferência o clássico francês Noilly Pratt.
A mistura
Com uma colher longa – a de bar se chama bailarina -, dê algumas mexidas rápidas e vigorosas. Lembre-se: o drinque é apenas mexido, nunca batido.
Ao servir
Tire a taça do congelador e, usando um coador de bar, despeje o drinque na taça.
O Dry Mar tini é sempre servido sem o gelo.
O limão
Corte uma fina casca de limão, retirando com cuidado a polpa branca. Em seguida, torça a casquinha de modo que o sumo do limão caia sobre a mistura. Passe a casca em toda a borda da taça e jogue-a fora. Espete uma azeitona verde com um palito e coloque no drinque.
6- Caipirinha
Ingredientes
1 limão pequeno de cascafina (taiti ou galego são os melhores)
2 colheres (chá) de açúcar
1 dose de cachaça
Modo de fazer
Retire as pontas e corte o limão em rodelas bem finas. Coloque o limão e o açúcar em um copo pequeno e, com um socador de madeira, pressione apenas o centro da fruta, sem forçar a casca. Isso evita a liberação de muito ácido cítrico, contido no sumo da casca, que pode deixar o drinque amargo. Acrescente a cachaça, misture e complete com muito gelo.
7- Manhattan
Ingredientes
2 doses de rye whis key (na sua falta use uísque americano ou canadense)
1 dose de vermute tinto
2 gotas de Angostura
1 cereja
Modo de fazer
Em um copo misturador, ponha de cinco a seis cubos de gelo e todos os ingredientes, exceto a cereja. Mexa rapidamente com uma colher longa e coe a mistura sobre uma taça de coquetel. Decore com a cereja, que deve ficar no fundo da taça. Não coma a cereja antes de terminar de beber, porque vai adoçar sua boca e alterar seu paladar.
8- Mojito
Ingredientes
1 dose de rumbranco
1 lance de suco de limão
1 colher (chá) de açúcar
clubsoda
4 folhas de hortelã frescas
Modo de fazer
Em um copo longo, coloque as folhas de hortelã, o açúcar e, com um socador, pressione levemente. Acrescente o rumbranco, o suco de limão, muito gelo picado e mexa bem. Complete com clubsoda e decore com um ramo de hortelã.
9- Daiquiri
Ingredientes
2 doses de rumbranco
1 dose de suco de limão
1 colher (chá) de açúcar
1 lance de grenadine
Modo de fazer
Coloque quatro cubos de gelo numa coqueteleira, adicione o rum, o suco de limão e o açúcar e agite bem. Sirva em um copo de coquetel, derramando um lance de grenadine.
10- Sex on the beach
1 dose(s) de vodka gelada(s)
1 dose(s) de suco de laranja
7 gotas de xarope de groselha para decorar
1/2 dose(s) de licor de pêssego
2 pedra(s) de gelo moída(s)
Misturar as três primeiras bebidas em uma coqueteleira. Colocar em um copo e adicionar um pouco de groselha.
11- Curaçau Blue
As dosagens de Vodka e Curaçau Blue podem ser variadas, igualadas ou invertidas, de acordo com o seu gosto. Quanto mais Vodka, mais forte, só não o transforme em “Vodkão Azul” porque não fará sentido!
½ dose de Vodka
½ dose de Limonada
1 dose de Curaçau Blue
Gelo
Completa com Soda
Misture a Vodka, a limonada e o Curaçau Blue com gelo na coqueteleira e sacuda bem. Pegue um copo Long Drink, ou uma taça grande bacana, coloque bastante gelo, e coloque o liquido filtrado da coqueteleira nesse copo! Depois complete o copo com a Soda. Decore com uma casca de laranja em espiral (ou não, você escolhe). Uma cereja também fica supimpa. Não bata a Soda na coqueteleira ou tudo vai explodir na sua cara quando você abri-la!
12- Margerita
50 ml de tequila
Suco de meio limão taiti
30 ml de curaçau fino
Sal
Antes de fazer o drinque, chacoalhe cinco pedras de gelo na coqueteleira para gelá-la.
Dispense o gelo e bata os ingredientes na coqueteleira.
Sirva em uma taça com sal na borda. Para isso, passe o limão na borda da taça e coloque-a de ponta-cabeça em um pratinho de sal.
Fontes:
http://www.garphonic.com.br/2012/03/31/bloody-mary-a-historia/#more-519
Blitz do Bar - Ulisses Pereira