Buscar
  • Rodrigo Heberle

Cerimonial de casamento: o que acontece?


Entendemos que seu grande dia tem que ser perfeito – e isso inclui o cerimonial de casamento!

Então, não deixe de ler o passo-a-passo abaixo e arrase no cerimonial Não é preciso ser perfeccionista para, na hora de começar a organização de um casamento, optar por listas, tutoriais e passo-a-passos para garantir que fique tudo perfeito. Afinal, planejar um cerimonial de casamento pode ser complicado!

Por isso, trazemos um passo-a-passo bem explicativo (mas sem detalhes demais, para não ficar cansativo!) para que você entenda a ordem dos acontecimentos do seu cerimonial de casamento.

Cerimonial de casamento: (bem) antes do Grande DiaDiversos preparativos devem ser tomados antes do dia do casamento – mas você já sabe disso! Só para garantir, uma pequena lista para você não se esquecer de nada:

Preparar os convites, local da cerimônia e da festa. Convidar pessoalmente os padrinhos e madrinhas. Escolher as cores para o casamento (porque isso afetará a vestimenta dos padrinhos e madrinhas)Pense em fechar parceria com alguma loja de aluguel de roupas – isso é uma grande vantagem para seus convidados!Relaxar, relaxar, relaxarA forma de convidar seus padrinhos e madrinhas deve ser tão especial quanto eles são para vocês. Capriche!

Cerimonial de casamento:

Etiqueta - Não estamos falando da etiqueta de preço que vai vir no seu vestido de noiva. Etiqueta é como chamamos o que deve ou não deve ser feito, do ponto de vista comportamental, para um cerimonial de casamento perfeito e tradicional. Veja abaixo:

O cortejo de entrada

Antes de mais nada, cada pessoa deve saber seu “lado”:

padrinhos da noiva ficam ao lado esquerdo do altar, e seus convidados no lado esquerdo da igreja, e padrinhos do noivo ao direito do altar, assim como seus convidados. Em suas posições… Pronto? Podemos casar!

Agora, cabe a você definir como deseja que o seu cortejo ocorra. Normalmente, os casais de padrinhos entram primeiro pela nave da igreja, em direção ao altar, alternando entre padrinhos da noiva e do noivo, cada casal assumindo seu lado correto no altar.

Depois, entra o noivo com sua mãe (à esquerda do noivo). Chegando ao altar, o noivo e sua mãe ficam à direita, aguardando a entrada da noiva. Em seguida, entram as daminhas e pajens, que antecedem a noiva. Eles podem entrar em separado ou junto com a noiva, à sua frente.

O pajem é quem carrega as alianças e a dama pode entrar jogando pétalas de rosa – não é à toa que pajem, em inglês, é ring bearer (“carregador das alianças”) e daminha se chama flower girl (“menina das flores”). Mas você pode dar a eles qualquer outra função que você deseje – afinal, o casamento é seu!

Aproveite o papel clássico do pajem e da daminha para mostrar traços de romance e da personalidade do casal. Quer fugir da mesmice com seu pajem? Escolha uma caixinha única e especial para que ele traga as alianças até o altar. Em um cerimonial de casamento com a participação de animais, o pajem entra com as alianças e a dama com seu bichinho de estimação no colo ou, caso seu animalzinho vá na coleira, o pajem pode segurar a coleira e as alianças podem ser presas ao seu pet. Lembrando que o casamento é seu – então, se quiser alterar essa etiqueta e fazer uma ordem ou funções diferentes, a escolha é sua!

Lembre-se do oficial da cerimônia: ele também deverá entrar em algum momento. Há muitas ordens diferentes para a entrada do oficial – então, consulte seu noivo e seu oficial para determinarem a ordem mais indicada para seu cerimonial de casamento.

A entrada da noiva

Agora que todos já estarão dentro da igreja, as portas são fechadas, para aumentar o clima de suspense e ansiedade que deixa todo mundo doido para ver você entrar.

Cerimonialistas indicam que a noiva deve estar de braços dados com o pai, e não de mãos dadas. A noiva deve ficar ao lado direito e seu pai ao lado esquerdo. Isto é: assim como descrevemos no caso do noivo, quem está se casando fica à direita e quem está entregando o filho(a) para casar fica à esquerda.Você também pode contar com a daminha para dar um toque de originalidade à sua entrada, como nesta foto, em que a daminha traz uma placa dizendo “Lá vem a noiva”.

O cortejo de saída

Ao final da cerimônia de casamento, a ordem de saída é a seguinte:

Noivos saem primeiro. Pais do noivo, seguidos dos pais da noiva. Padrinhos por último. Pode ser alternando, como na entrada.

O cerimonial de casamento

Caso você tenha optado por um cerimonial de casamento religioso, não se preocupe com a ordem das mensagens. Consulte seu oficial da cerimônia, que ele mesmo já terá ótimas sugestões das mensagens, orações e da ordem que mais reflitam o seu relacionamento.

Caso seja uma cerimônia de casamento civil, você terá mais liberdade ainda para definir os rituais e símbolos que serão adotados na cerimônia.Uma mãozinha(zona!) extra para o cerimonial de casamento perfeito. Se você é uma noivinha de “primeira viagem” e acha que precisa de ajuda, mas prefere uma opção mais em conta do que uma wedding planner ou uma cerimonialista, que tal contar com o CasarCasar e as ferramentas de planejamento?

Crie sua conta e planeje seu casamento sem dificuldades!

http://casamento-noiva.com.br/

Gostou do post?

Então, compartilhe o artigo com suas amigas e amigos nas redes sociais! Outras pessoas podem estar precisando dessas dicas também.

Imagens cortesia de: 1- Studio11 para Something Turquoise; 2- Whitney Darling Photography; 3- UniquelyYours; 4- Jenna Rae Photography; 5- DiscoverWedding

#casamento

0 visualização
Atendemos em Florianópolis - Região Metropolitana - Cidades vizinhas.
WhatsApp:(48)  996869717