Buscar
  • Rodrigo Heberle

Etiqueta em Eventos


Saber convidar, deixar seus convidados satisfeitos e também se portar de maneira correta em festas e eventos, é de grande importância.

Veja aqui as principais dicas.

Período para enviar Convites

Reuniões informais – 3 dias antes;

Jantares mais íntimos – 1 semana antes;

Recepções maiores e mais formais – de 15 a 20 dias antes;

Festa de casamento – 30 a 60 dias antes;

Em ocasiões informais, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone ou por email. Já em recepções mais formais, é possível fazer um convite impresso, do mais simples ao mais sofisticado, mas não é uma regra, vai do gosto de quem está recepcionando.

Em situações como casamento e formatura, é indispensável o convite impresso, com data, hora e traje adequado.

Convites impressos que trazem a sigla R.S.V.P, que vem do francês: "répondez s`il vous plait", significam: responda por favor.

Portanto, se receber um convite assim, responda se vai ou não ao evento no máximo 48 horas depois de recebidos. O anfitrião precisa ser pontual, para não constranger quem chega no horário. Crie um clima descontraído mesmo que seja um evento formal, deixando os convidados mais à vontade.Não é preciso aguardar a chegada do último convidado para começar a servir os aperitivos e bebidas.

Se for um evento maior, não é necessário que o anfitrião apresente todos os convidados uns aos outros, somente alguns.

Como se portar em Festas e Eventos

  • Primeiramente, é importante ser pontual ao assumir compromissos, caso haja algum imprevisto, avise com antecedência.

  • Ao cumprimentar, evite o excesso de beijos e abraços se o evento for mais formal.

  • Não queira chamar a atenção, essa é uma atitude que passa muito longe dos bons modos e educação.

  • Não coma de maneira exagerada como se não comesse a dias, esteja atento aos modos à mesa.

  • Saiba andar corretamente, principalmente as mulheres que usam salto, e cuidado com a maneira de sentar, corrija as costas, e tome cuidado principalmente com as poltronas, não se jogue nem fique com uma postura que pareça cansado.

  • Não fale alto demais, nem use gírias e palavrões. Também não exagere na bebida. Não peça para levar "mais uma lembrancinha” da festa, muito menos bolo e docinhos. Além disso, não leve os arranjos da mesa, a não ser que haja um cartãozinho permitindo.

  • Não fume em ambientes fechados, vá para a área externa.

  • Mesmo em reuniões informais na casa de amigos, esteja atento ao horário, as vezes já se passaram muitas horas e os anfitriões ficam sem jeito de pedir aos convidados para irem embora, portanto, cuidado para não ser inconveniente.

  • Em festas maiores, vá embora quando tiver vontade, ou quando ver que a maioria já está indo embora, não seja um dos últimos.

  • Desligue o celular caso esteja em um jantar, ou coloque no silencioso e peça licença, mas não precisa falar o que irá fazer.

  • Mantenha os modos na pista de dança também, acompanhe os outros convidados, não faça danças vulgares ou chamativas.

  • Não tire os sapatos.

  • Boceje discretamente e coloque a mão na boca e não espreguice.

  • Se a festa for sua e você ganhar presentes, se possível abra-os frente de quem deu, se não, guarde e veja depois, mas mande um cartão ou um telefonema agradecendo.

Como se Vestir para um Evento

Esteja sempre atento ao tipo de evento, para que sua roupa não seja muito exagerada, nem muito inferior à dos outros convidados.É preciso se vestir da maneira como gosta, se sentindo bem e seguro.

Cuidado com a moda, pois nem tudo que está na moda se adequa a todos os corpos. Leve em consideração o seu típo físico, sua idade e seu jeito. Suas roupas precisam variar de acordo com o lugar do evento, o horário, a situação e a companhia. Com bom senso e bom gosto, é possível fazer uma escolha correta.

Tenha cuidado para que sua roupa não te faça parecer vulgar, tornando-se deselegante. Atenção para o comprimento das saias e dos vestidos, transparência, decotes, e roupas íntimas aparecendo, quando o evento for muito formal, principalmente quando os convidados forem do seu meio profissional.

Não é errado nem feio repetir roupas, mas evite roupas muito chamativas pois são mais marcantes. Dê um tempo de uma festa para outra, e se possível, use quando os convidados forem diferentes. Mas caso não tenha outra maneira, não há nada de errado.

Regras de Etiqueta nos Casamentos

  • Os convites da cerimônia devem estar de acordo com a exigência do evento. Ou seja, eventos mais elegantes exigem convites mais vistosos e delicados. Envie o convite com antecedência mínima de 30 dias.

  • Evite cumprimentar os noivos por um longo período evitando o alongamento desnecessário da fila;

  • Você pode agradecer presentes e flores na igreja ou salão de festas ou enviar um bilhete agradecendo todas as pessoas;

  • Pode-se convidar um número maior de padrinhos e madrinhas. Isso ajuda a agradar uma parte dos amigos e familiares.

Fonte:

http://etiqueta-social.info/mos/view/Etiqueta_em_Eventos/

#etiqueta

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Atendemos em Florianópolis - Região Metropolitana - Cidades vizinhas.
WhatsApp:(48)  996869717