Atendemos em Florianópolis - Região Metropolitana - Cidades vizinhas.
WhatsApp:(48)  996869717
Buscar
  • Rodrigo Heberle

Algumas dicas de etiqueta à mesa


1. Vista-se de acordo

Em dúvida sobre o traje que deve vestir? Então pergunte à dona da casa. "Não é vergonha nenhuma e evita constrangimentos", ensina a consultora de etiqueta Cláudia Matarazzo.

2. Não se atrase

Procure chegar ao evento entre 15 minutos e meia hora após o início.

3. Leve uma lembrancinha

Pode ser um buquê de flores ou uma caixa de bombons.

4. Mantenha a classe

Seja delicada, fale baixo e não gesticule com os talheres na mão. Já pensou se você acerta molho de tomate na camisa branca de alguém?

5. Fuja das discussões

Esqueça assuntos polêmicos, como religião e política.

6. Maneire na bebida

É desagradável passar dos limites, né?

7. Aperitivando

É o momento decontraído dos drinques e petiscos, reunindo as pessoas que estão chegando e alinhando as conversas. Não estenda a mão a quem estiver comendo ou bebendo. Basta o cumprimento e para os mais íntimos, um leve toque no braço.

pode segurar o copo de bebida gelada com o guardanapo descartável para não esfriar demais a mão ou molhá-la. Ao colocar o copo usado na bandeja, ou sobre um móvel, deixe o guardanapo ao lado e não dentro do copo.

Segure o cálice pela haste e não pelo bojo, para não aumentar a temperatura que sempre se eleva com o calor da mão.

A azeitona tem caroço! Sem problemas. Cubra a boca com a mão esquerda em concha para recolher o caroço, que é colocado num cantinho do prato ou dentro do guardanapo descartável oferecido.

Posso colocar mais de um salgadinho no meu pratinho? Pode. Lembre que a tendência nos aperitivos e coquetéis é de comer o salagadinho delicado de uma só vez.

Sem pratinho, pega-se o guardanapo com a mãe esquerda como apoio para salgadinho. Se este for oferecido dentro de pelotine (caixinha de papel), não se usa o guardanapo para aquele fim.

8. Espere para comer

Por mais esfomeada que você esteja, não comece antes do anfitrião, a menos que ele peça. Se houver muitas pessoas à mesa, aguarde até que metade delas tenha se servido.

9. Abra o guardanapo de pano no colo

O anfitrião senta-se primeiro e também é ele quem primeiro desdobra o guardanapo. Após a refeição, coloque-o sobre a mesa, do lado esquerdo do prato. Guardanapos de papel permanecem na mesa mesmo.

10. Acerte nos talheres

Use o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa sobre a parte superior do prato (e com a lâmina voltada para dentro).

Não beba segurando o talher e não gesticule com o talher na mão.

Enquanto estiver falando, deixe a faca à direita e o garfo à esquerda, no prato, sem que os cabos toquem na mesa, o garfo por cima da faca. Assim o garçom verá que você ainda não terminou.

Ao terminar de comer, alinhe a faca e garfo no prato, a faca à direita do garfo e com o fio para dentro.

É comum ver as possoas pegarem de diferentes maneiras o garfo e a faca quando

cortam a carne. Qual é a maneira correta? Só existe um modo de usar a facae o garfo juntos, faca na mão direita e garfo na mão esquerda. Os canhotos usam os talheres ao contrário. O cabo fica apoiado dentro da mão direita. Procure não colocar o dedo indicador sobre a lâmina

Dica para os copos

- Eles ficam alinhados do lado direito do prato, na ordem em que serão usados.

- O primeiro, médio, é para vinho branco.

- O segundo, um pouco maior, para vinho tinto.

- O terceiro, e maior de todos, para água.

- Em ocasiões formais haverá uma taça fina e alta, para champanhe.

11. Postura ao comer

Leve o talher à boca e não o contrário.

Evite apoiar os cotovelos na mesa.

Ao servir-se: não encha o prato. É melhor repetir do que deixar sobras. Deixar no prato, além de falta de educação, é um tremendo desperdício. Mas, também, não é o caso de raspar o molho com o pão. Jamais amasse ou misture a comida no prato.

12. Dobre as folhas da salada

Em vez de cortá-las, basta fazer uma trouxinha com a ajuda dos talheres.

13. Sobremesa

Ao comer a sobremesa, pegue a colher do mesmo jeito que a pega para tomar a sopa.

Segura-se sempre com a mão direta - fazem exceção os canhotos -, com cabo apoiado nos dedos polegar, médio e indicador, o anular e o mínimo apoiados na plama da mão, meio escondidinhos, sim.

Tortas de massa rija parte-se com a colher. Pode-se ajudar com um garfinho para que o pedaço não salte. Firma-se a torta com o garfo e parte-se coma colher.

Frutas servidas sem casca, come-se só com o garfo, partindo em rodelas. Caso contrário, use também a faca. Fixe com o garfo o centro da fruta, corte as duas pontas com casca e dê um corte longitudinal na fruta, com a ajuda do garfo e faca, separando a polpa da casca. Coma-a então só com o garfo.

14. Chá ou café

Ao tomar chá ou café, evite a postura afetada de ficar com dedo minimo no ar, enquanto pega a alça da xícara. O dedinho é mantido dobrado, junto com o anular e o médio.

15. Contornando um desastre a mesa

Virou um copo de vinho. Não fique esfregando o guardanapo na mancha da roupa da vítima. Peça desculpas e providencie que seja passado sobre a mancha gelo envolto em guardanapo branco. Quando isso ocorre com duas mulheres, a desastrada acompanha a outra ao toalete. Em geral, um bom copeiro resolve o problema, na própria mesa.

Se o guardanapo ou outro objeto cair ao chão, não se abaixe para apanhá-lo, solicite outro ao garçom.

16. Nunca fume à mesa

Se não conseguir resistir ao vício por algumas horas, peça licença e acenda o cigarro lá fora.

17. Saiba a hora de se despedir

Os anfitriões dão pistas quando estão cansados.

Bom proveito!

A SONNA Produções & Eventos está a disposição e oferece os serviços de DJ, sonorização, iluminação de pista, efeitos especiais, iluminação ambiental/decorativa, decoração suspensa, estruturas e projeção.

Visite o nosso site: www.sonnaeventos.com.br

#etiqueta #dicas

62 visualizações