Buscar
  • Carla Ferreira

Cerimonial para Festa De 15 Anos


A organização de uma festa vai bem além de somente escolher os fornecedores certos. Ainda mais quando se trata de uma festa de 15 anos que, geralmente, envolve um cerimonial com muitos detalhes.

Cronograma

Primeiro é importante montar um cronograma bem organizado. Depois deve-se levar em consideração o tipo de comemoração que a debutante quer ter. Sim, a aniversariante e sua família devem decidir, sem pressão, pois o que importa é proporcionar uma festa linda e memorável.

Se a escolha for por um cerimonial tradicional deve-se controlar os horários de cada fase, então pode-se até contratar uma assessoria especializada para ajudar a organizar tudo. Desta forma, a família pode curtir com tranquilidade.

Para montar o cronograma da festa, calcule o tempo que será utilizado em cada etapa – a dança, as homenagens e os parabéns devem ter sua duração cronometrada. Isso é importante porque a pista de dança tem que ser aberta para os convidados por volta da meia-noite.

O cerimonial divida-se em três etapas básicas customizadas conforme o estilo da família: recepção, apresentação da aniversariante e o baile.

Recepção

Momento importante, pois mostra como é o estilo e a organização da festa. Os convidados são recebidos e conduzidos até as mesas para aguardar o início da apresentação da aniversariante.

Geralmente, nessa hora é servido um coquetel ou o jantar que será desfrutado ao som de uma boa música ambiente.

Esse é um bom momento para tirar fotos conforme as pessoas forem chegando e fazer algumas filmagens. Também é um bom momento para aquelas fotos de família e com as amigas. Para as meninas que escolhem usar mais de um vestido, esse é o momento de vestir o mais simples.

Usualmente, a debutante recebe os convidados na festa e deixa o salão por volta das 22h para fazer a troca do vestido. Nesta etapa, pode haver a organização dos 15 casais que irão recepcioná-la em forma de túnel e depois irão valsar com ela e o príncipe (opcional).

Apresentação Da Debutante

Ao fim do coquetel ou jantar, todos são convidados a ficar em seus lugares para receber a aniversariante. Nesse momento, a cerimonialista ou um familiar faz uma pequena abertura explicando um pouco sobre a importância do momento na vida da menina, como é a passagem da infância para a vida adulta ou qualquer texto que seja pertinente e escolhido pela família.

A entrada triunfal da aniversariante marca o início do cerimonial. Para a entrada, a aniversariante pode escolher a música que desejar. Assim que a música tocar, a debutante passa pelo túnel e é recepcionada por seu pai, irmão, namorado ou amigo, dependendo da sua preferência.

A entrega da jóia: que simboliza a vaidade. Geralmente, a entrega é feita pelo pai, padrasto ou avô e pode ser uma joia de família: um par de brincos, anel, pulseira ou um colar.

A troca do sapato: repleta de simbologia, normalmente é feita pelo pai, mas também pode ser solicitada ao príncipe de honra. Retira-se o sapato de salto baixo e coloca-se um de salto alto. Simbologia: informar aos participantes que a moça já está pronta para, sozinha, dar seus próprios passos e tomar suas próprias decisões

A passagem da boneca: símbolo do rito de passagem de menina para mulher. Escolhe-se uma menina de 8 a 12 anos (alguém previamente selecionada) e a ela é passada a boneca, transmitindo-lhe o sonho da infância

A seguir, pode-se fazer uma homenagem às mulheres da família com a entrega de buquês de flores para parentes próximos, como a mãe, as avós, madrinhas e tias. Para as debutantes que resolvem usar um segundo vestido, esse é o momento de se retirar para a troca de roupa.

Enquanto a moça se prepara (seja trocando de roupa ou não), é feita uma pequena retrospectiva da vida dela. Muitas famílias optam por mostrar fotos num telão e preparar textos e vídeos bem bonitos falando sobre a infância e a adolescência da moça. Também é possível adicionar à apresentação algumas imagens do início da festa, para torná-la mais divertida. Sugere-se que estas homenagens não ultrapassem 10min.

Em seguida, a aniversariante retorna com seu vestido de gala para as valsas.

A primeira valsa deve ser dançada com o pai, padrasto ou outro ente querido, dependendo de sua importância; a segunda valsa com o padrinho ou um ente muito querido (pode ser o avô, o irmão, algum tio ou primo); e a terceira valsa deve ser dançada com o príncipe e o restante do cortejo.

Claro que, para não ficar muito longo e cansativo, pode-se escolher apenas uma valsa e dançar partes da música com uma pessoa diferente.

Ao final da valsa, pode-se optar por entregar alguma lembrança aos 15 casais que participaram ou passar direto para o parabéns e o corte do bolo. Depois que o bolo for cortado, também é de bom tom fazer um brinde a aniversariante e sua família.

O corte do bolo e a canção dos parabéns devem ser iniciados após todo o cerimonial e duram apenas alguns minutos.

É costume dar inicio aos parabéns na sequência de todos os protocolos, depois do coquetel ou próximo da meia-noite. Assim, abre-se a pista de dança logo em seguida.

Se estiver planejando muitas homenagens ou uma dança especial, por exemplo, não se esqueça de começar ainda mais cedo o cerimonial, para não comprometer a duração da festa. A parte da balada é a mais esperada pelos convidados e deve ganhar destaque especial na programação.

O Baile

Depois da parte formal do evento, que pode parecer um pouco longa – tudo vai depender da forma como for organizada – vem o momento da descontração, onde todos podem ir para a pista de dança e o coquetel pode voltar a ser servido.

Também é o momento bom para abrir uma mesa de doces ou chocolates ou liberar os bartenders para preparar "drinks" personalizados.

Animadores profissionais são muito bem vindos no momento do baile, pois farão com que até os convidados mais tímidos caiam na diversão.

Dica extra:

Para registrar o comparecimento dos convidados, a debutante deixa na entrada da festa, um livro de mensagens e assinaturas como lembrança para a posteridade.

Esse livro pode ser um caderno de capa dura bem decorada, seguindo o estilo escolhido para ocasião. Capas de tecido ou montagens com fotos também são motivos recorrentes para ilustrar a frente do acessório.

Com um toque de modernidade, a aniversariante ainda pode optar por acrescentar à decoração da festa um grande pôster com foto sua, onde os amigos e familiares também tenham a oportunidade de escrever, e que pode substituir ou complementar a tarefa do livro.

Gostou? Comente ou compartilhe...

A SONNA Produções & Eventos está pronta para oferecer serviços de qualidade e muita dedicação para a realização do seu sonho. Conte conosco!

contato.sonna@gmail.com / www.sonnaeventos.com.br

(51) 3907-8523 / 9907-3605

#festade15anos #debutante

0 visualização
Atendemos em Florianópolis - Região Metropolitana - Cidades vizinhas.
WhatsApp:(48)  996869717